ÁFRICA ATRAÇÕES

Cairo

O Cairo, a capital do Egito, é a maior região metropolitana do mundo árabe e da África. Está localizado nas margens e ilhas do rio Nilo, ao sul do delta no Mediterrâneo. A sudoeste se encontra a cidade de Giza (Gizé), conurbada com o Cairo, e as necrópoles da antiga cidade de Memphis, incluindo não apenas a esfinge e as monumentais pirâmides de Gizé, mas também os complexos arqueólogicos de Saqqara e Dahshur. A caótica metrópole, entretanto, tem muito mais a oferecer além das maravilhas do Antigo Egito.

A cidade fundada no ano 116 a.C. foi o grande epicentro das manifestações conhecidas como primavera árabe, que levaram à queda do ditador Hosni Mubarak em fevereiro de 2011, após mais de 30 anos no comando do governo egípcio. Apesar do declínio no turismo internacional devido à instabilidade interna e ao terrorismo, uma viagem ao Egito não será completa sem visitar a Praça Tahrir, o Museu do Cairo, o mercado Khan el Khalili ou algumas das incontáveis mesquitas próximas ao Nilo.

Conheça mais atrações da África

Escolha o tema e clique no mapa


Cultura

Cada região da África guarda as tradições milenares dos seus antepassados. As divisões políticas não definem as diversas etnias, cada qual com língua, cultura, arte e história particulares. No último século, o neocolonialismo causou um traumático choque de civilizações: em muitos casos, o patrimônio cultural africano fundiu-se com as tradições europeias. O resultado nem sempre foi positivo, mas pode ser investigado a fundo em cada destino africano.